Criminalidade

Santa Maria registra 13 assaltos a estabelecimentos comerciais em 5 dias

João Pedro Lammas

"

Santa Maria registrou 13 assaltos a estabelecimentos comerciais em cinco dias. Entre o último domingo (20) e quinta (24), foram cinco ataques a farmácias, quatro a supermercados, dois a lancherias, um a uma padaria e, por último, a um chaveiro. São quase três ataques por dia.

O Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) não informa os números de casos de ataques a estabelecimentos comerciais em março, pois é aguardado o fechamento do trimestre. No entanto, aponta que, em comparação ao primeiro trimestre do ano passado, houve aumento no número de crimes. Ano passado, foram 241. Santa Maria concentra 93% dos ataques na região, que conta com 29 municípios.
O coronel Worney Mendonça, comandante do CRPO, explica que a falta de p

Leia outras notícias de Geral e Polícia

Policiais na rua está fortemente relacionada ao aumento da criminalidade. Há 263 policiais e a defasagem é de 53%. Este mês, 66 policiais do Batalhão de Operações Especiais (2º BOE) foram para Porto Alegre dar apoio em operações. Outros 21 temporários, dedicados ao setor administrativo, deixaram os postos e os efetivos tiveram que substituí-los. São menos 87 policiais nas ruas.

Além disso, houve eventos em horários atípicos que exigiram ajustes em escalas. Entre os eventos, estão manifestações sociais (pró e contra o governo, por exemplo) e as festas dos calouros das universidades. As horas extras são compensadas com folgas em alguns casos.

Entre janeiro e fevereiro havia redução de 20% no número de crimes, se comparado ao mesmo período do ano passado. O CRPO vai solicitar ao comando em Porto Alegre o retorno à Santa Maria de pelo menos metade dos policiais do 2º BOE que está na Capital.

– Nós tivemos essas questões bem pontuais, que não é uma justificativa, mas que influenciam diretamente nos números. Porque até o mês de janeiro e fevereiro nós estávamos com uma redução tanto nos roubos a pedestre quanto estabelecimentos comerciais – explica.

O delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz, concorda com o coronel Worney:

– Menos policiais nas ruas significa que há uma maior vulnerabilidade, fragilidade, por parte dessa questão da segurança”, diz. “O criminoso, quando vê que há menos policiamento na rua, se sente, com certeza, mais a vontade para sair armado para praticar suas ações criminosas.

O delegado Meinerz afirma que o número deve diminuir a partir de abril. Isso, pois a Delegacia de Homicídios deverá investigar todos os casos de assassinato, que são aqueles que consomem mais tempo dos policiais para resolução. Assim, as distritais poderão se dedicar aos demais casos, como os de assalto.

Concursados não devem vir para a Região Central

Será publicado no Diário Oficial da próxima segunda-feira (28) a convocação de 222 aprovados no último concurso da BM, homologado em 2014, para a entrega de documentação e exames médicos. No total, o governo do Estado autorizou a nomeação de 178 concursados para suprir as vagas temporárias que não foram renovadas em fevereiro.

Mais 44 serão chamados como suplentes, como forma de evitar atrasos burocráticos – caso algum concursado não tenha exame comprovado, por exemplo.

O CRPO não acredita que algum será destinado à Região Central. O comando explica que a região é uma das que enfrenta menor defasagem de efetivo e que as regiões com maiores índices de criminalidade são o eixo Porto Alegre-Porto Alegre, Metropolitana e Vale dos Sinos.

A previsão do diretor do Departamento Administrativo da BM, tenente-coronel José Henrique Gomes Botelho, é de que, até o final de maio ou início de junho, os concursados sejam oficialmente nomeados pelo Estado para a realização do curso básico de formação de policial militar e de bombeiro.

Se "

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vídeo: câmeras mostram suspeitos entrando para assaltar supermercado em Santa Maria

Próximo

Dono de açougue preso por vender produtos impróprios para consumo em São Pedro do Sul é solto

Geral